O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades
acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos
tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a
orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que
complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do
próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio
financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.
Oficialmente instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pelas
Portarias nº 3.385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007, a regulamentação do PET
define como o programa deve funcionar, qual a constituição administrativa e
acadêmica, além de estabelecer as normas e a periodicidade do processo de
avaliação nacional dos grupos.
O Grupo PET Geografia da UFGD foi criado em 2009, tendo como foco o
desenvolvimento de ações que conciliassem, sobretudo, ensino e extensão e que,
posteriormente, pudessem permitir o aprofundamento de temas de pesquisa. Nesse
sentido, buscou-se estabelecer uma rotina de trabalho que valorize ações
coletivas e interdisciplinares. Para isso, o Grupo centrou esforços na sua
própria qualificação e consolidação dos aspectos de trabalho que abordam:
Cinema e educação (discussão de filmes diante de um ponto de vista geográfico);
Cidadania; Formação e Capacitação (através de minicursos e oficinas);
Laboratorial - a construção de saberes e Pesquisa.
Partindo do pressuposto de que alguns objetivos estavam previstos para
serem alcançados em curto prazo, e outros resultariam do aperfeiçoamento do
trabalho e das experiências vivenciadas pelo Grupo, os referidos núcleos de
trabalho começaram a ser estruturados em 2009, contudo, conforme já havia sido
previsto na proposta inicial, foi no decorrer do ano de 2010 que se iniciou a
efetiva implementação das atividades, concretizando-se no ano de 2011, sendo
que em 2012 e 2013 as atividades foram desenvolvidas de forma madura e
consciente da importância dos seus papeis, dentro e fora da comunidade
acadêmica.
Nos triênios (2015-2017) e (2018-2020), os planejamentos das atividades
visaram incentivar a inclusão dos acadêmicos no âmbito da universidade,
possibilitar uma formação de qualidade e de excelência. A estrutura de trabalho do O PET Geografia
proposta por núcleos de trabalho envolvem múltiplas linguagens visando manter o
debate e a interdisciplinariedade na ciência geográfica, bem como, a
verticalização em áreas especificas. Acredita-se que os núcleos de trabalho
valorizam habilidades pessoais, incentiva o caráter colaborativo e desenvolve a
visão crítica necessária no processo de formação.
O PETGeografia colaborou na formação de mais de quatro dezenas de
acadêmicos desde sua criação em 2008. Uma história bem sucedida, os egressos, muitos
dos petianos, continuaram seus estudos
na pós-graduação, cursaram mestrado e doutorado, outros foram e estão exercendo
suas atividades profissionais, um retorno social importante que deve ser
reconhecido.
Essa história é marcada por muitas atividades desenvolvidas e
conquistas.
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