Histórico



O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Oficialmente instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pelas Portarias nº 3.385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007, a regulamentação do PET define como o programa deve funcionar, qual a constituição administrativa e acadêmica, além de estabelecer as normas e a periodicidade do processo de avaliação nacional dos grupos.

O Grupo PET Geografia da UFGD foi criado em 2009, tendo como foco o desenvolvimento de ações que conciliassem, sobretudo, ensino e extensão e que, posteriormente, pudessem permitir o aprofundamento de temas de pesquisa. Nesse sentido, buscou-se estabelecer uma rotina de trabalho que valorize ações coletivas e interdisciplinares. Para isso, o Grupo centrou esforços na sua própria qualificação e consolidação dos aspectos de trabalho que abordam: Cinema e educação (discussão de filmes diante de um ponto de vista geográfico); Cidadania; Formação e Capacitação (através de minicursos e oficinas); Laboratorial - a construção de saberes e Pesquisa.

Partindo do pressuposto de que alguns objetivos estavam previstos para serem alcançados em curto prazo, e outros resultariam do aperfeiçoamento do trabalho e das experiências vivenciadas pelo Grupo, os referidos núcleos de trabalho começaram a ser estruturados em 2009, contudo, conforme já havia sido previsto na proposta inicial, foi no decorrer do ano de 2010 que se iniciou a efetiva implementação das atividades, concretizando-se no ano de 2011, sendo que em 2012 e 2013 as atividades foram desenvolvidas de forma madura e consciente da importância dos seus papeis, dentro e fora da comunidade acadêmica.

Nos triênios (2015-2017) e (2018-2020), os planejamentos das atividades visaram incentivar a inclusão dos acadêmicos no âmbito da universidade, possibilitar uma formação de qualidade e de excelência.  A estrutura de trabalho do O PET Geografia proposta por núcleos de trabalho envolvem múltiplas linguagens visando manter o debate e a interdisciplinariedade na ciência geográfica, bem como, a verticalização em áreas especificas. Acredita-se que os núcleos de trabalho valorizam habilidades pessoais, incentiva o caráter colaborativo e desenvolve a visão crítica necessária no processo de formação.

O PETGeografia colaborou na formação de mais de quatro dezenas de acadêmicos desde sua criação em 2008. Uma história bem sucedida, os egressos, muitos dos petianos, continuaram seus estudos na pós-graduação, cursaram mestrado e doutorado, outros foram e estão exercendo suas atividades profissionais, um retorno social importante que deve ser reconhecido. 

 

Essa história é marcada por muitas atividades desenvolvidas e conquistas. 

























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