A possibilidade de cursar o ensino superior ficou mais nesta terça e quarta-feira passada durante a realização do projeto Faculdade Abertas, que abriu as portas das faculdades da UFGD para alunos do ensino médio da rede pública e privada de Dourados e região e o Programa de Educação Tutorial em Geografia da UFGD esteve atuante na atividade. Na manhã do dia 11 de junho de 2013, o reitor Damião Duque de Farias deu boas-vindas aos estudantes presente e lembrou que é um verdadeiro mito pensar que alunos de escolas públicas não têm chance de entrar na universidade.
Veja as fotos da Feira das Faculdades clicando Aqui
Veja as fotos da Feira das Faculdades clicando Aqui
“Já em 2014, 50% das vagas da UFGD serão destinadas para alunos vindos da rede pública. Vamos passar também de 1.500 para 2.500 vagas oferecendo ambiente e estrutura técnica e física para as aulas teóricas e práticas, técnico-administrativos capacitados e professores doutores. Vocês podem sim produzir conhecimento científico e tecnológico para a comunidade e estamos fazendo o possível para, cada vez mais, termos um maior número de pessoas na educação superior, juntamente com um conjunto de políticas que favorecem principalmente aqueles que mais necessitam”, enfatizou o reitor.
Nesses dois dias de evento, mais de 2 mil alunos passaram pelo campus nos períodos matutino, vespertino e noturno, conhecendo laboratórios, salas de aula, projetos de ensino e pesquisa desenvolvidos por alunos e professores e compartilhando interesses e informações sobre os cursos de graduação oferecidos na UFGD. Estiveram envolvidos nas atividades mais de 300 monitores acadêmicos, recebendo e orientando os estudantes, além de professores e técnicos, e o Grupo PET Geografia participou ativamente da atividade, sendo um momento ímpar para divulgação do curso de Geografia e o leque de possibilidades que a graduação oferece àqueles que por ela optarem.
Para petiana Jhérsyka da Rosa Cleve o evento possibilitou um contato a mais com alunos do ensino médio intentando desmistificar aos discentes aquela visão de que Geografia se restringe a "decoração" de dados e informações do mundo a fora.
O Faculdades Abertas foi organizada pela Coordenadoria de Extensão – COEX, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEX. Também deram boas-vindas aos estudantes as Pró-Reitoras de Extensão e Cultura e de Assuntos Comunitários e Estudantis, Célia Regina Delácio Fernandes e Ceres Moras, e o coordenador projeto, Wagner Vieira Oliveira.
Veja as escolas participantes
E. E. Ramona da Silva Pedrosa Dourados
E.E. Presidente Vargas Dourados
E.E. Presidente Tancredo Neves Dourados
E.E. Filinto Müller Fátima do Sul
E. E. Vila Brasil Fátima do Sul
Colégio Ideal Fátima do Sul
E. E. Treze de maio Deodápolis
E.E. Presidente Getúlio Vargas Dourados
Escola Vicente Palotti Fátima do Sul
Sesc Dourados
ANGLO Dourados
E.E. Padre Jose Daniel / E. E. Emanuel Pinheiro Vicentina
E. E. São Gabriel São Gabriel do Oeste
E. E. João Brenbatti Calvoso Ponta Porã
E.E. Senador Filinto Muller Ivinhema
Magsul Ponta Porã
E.E. Rodrigues Alves Itaporã
E.E. Menodora - Prójovem Dourados
Sesc Dourados
E.E. Presidente Tancredo Neves Dourados
E. E. Scila Medici Deodápolis
Tentáculos (UFGD) UFGD
E.E. Rodrigues Alves (Itaporã) Itaporã
E.E.Floriana Lopes Dourados
E. E. Alício de Araújo Dourados
E.E. José Juarez Ribeiro Oliveira Itaquiraí
E. E. Celso Müller do Amaral Dourados
E. E. Professor José Edson Domingos dos Santos Itamarati
E. E. Dom Bosco Indápolis
E. E. Joaquim Murtinho Ponta Porã
E. E. Antonia da Silveira Capilé Dourados
E. E. Carlos Pereira Itamarati
Colégio Lumière Dourados
SESI Dourados
E.E. Rodrigues Alves (Itaporã) Itaporã
De Universidade Federal da Grande Dourados
Nenhum comentário:
Postar um comentário