sábado, 8 de outubro de 2016

“A construção de saberes entre o PETGeografia e o PETPsicologia"



“Isolados nada podemos, enquanto que, pela união íntima, podemos transformar o mundo”.
Élisée Reclus


A construção coletiva de saberes é tema recorrente dentre os pesadores da educação. Para o educador e pedagogo Paulo Freire, a construção do conhecimento pelo sujeito tem por base as dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais do espaço vivido. Segundo Freire a construção do conhecimento deve se basear num diálogo multipolar permanente entre todos os indivíduos no processo de ensino e aprendizagem. O diálogo por tanto, tornar-se-á condição e condicionante para a construção do conhecimento. O ato de conhecer ocorre em um processo social e é o diálogo o mediador desse processo. O sujeito, a comunidade e o mundo tem papel fundamental na construção do conhecimento individual e coletivo. Conhecer é aprender o mundo e essa não é uma tarefa solitária.

A interdisciplinaridade, a atuação coletiva e a integração entre os diferentes cursos de graduação são características dos grupos PET bem como, indispensáveis para a formação acadêmica e cidadã dos sujeitos envolvidos. Com objetivo de contemplar estas características, os grupos PET Geografia e PET Psicologia, buscam desenvolver práticas em conjunto, que vão desde a discussão teórica a análise in loco, dos temas de pesquisa.

A partir de pesquisas, práticas e atividades desempenhadas em conjunto pelos grupos PET (Geografia e Psicologia), buscamos alcançar a construção coletiva de saberes. A integração das áreas do saber na articulação e envolvimento de professores e alunos foi capaz de desenvolver reflexões e sistematizações complexas a partir das interpretações de cada indivíduo envolvido nas atividades propostas pelo grupo de trabalho.

O primeiro encontro para a discussão e debate das formas e grupos de trabalho se deu na segunda quinzena de junho do ano de 2016. Os grupos PET se reuniram e na escolha da pesquisa a ser desenvolvida foi selecionado o tema “Fronteira”. O tema escolhido se deu pelos recentes acontecimentos na linha Brasil-Paraguai em que um assassinato violento de um traficante local, ganhou repercussão nacional.

O segundo encontro foi realizado no início da segunda quinzena de julho, como proposta de discussão teórica dois textos foram previamente selecionados pelos tutores dos respectivos grupos: PET Geografia, Da Territorialização à Multiterritorialidade de Rogério Haesbart e PET Psicologia, O Conceito de “Percepção de Risco”: Contributo da Psicologia Social de José-António Carochiho.

Durante o debate foram levantadas diversas dúvidas recorrentes da falta de familiaridade com conceitos específicos das áreas afins, sendo estas sanadas no decorrer do debate. O intercambio de saberes entre os grupos foi uma ferramenta fundamental na construção do conhecimento a cerca do tema proposto.
No terceiro encontro, no findar da segunda quinzena de julho realizamos a visita in loco de nosso tema de pesquisa. Visitamos as cidades gêmeas de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), buscando dialogar as percepções do local com a teoria trabalhada no encontro anterior. Durante o trabalho de campo, visitamos diversos locais carregados de símbolos e signos característicos do espaço de fronteira muito particulares da região.  Aos acadêmicos foi requisitado que produzissem fotografias do lugar para o encontro seguinte.
O quarto encontro foi realizado na primeira semana de agosto, com apresentação das fotografias produzidas no encontro anterior. Neste encontro discutimos as impressões sobre as particularidades das cidades gêmeas e os olhares e impressões dos sujeitos sobre o território.
O quinto e ultimo encontro se deu no dia 18 de agosto de 2016, onde os grupos PET Geografia e PET psicologia a convite do grupo de estudos InterArtes da UFGD, participaram da exibição do filme “Em Nome da Lei”, uma produção cinematográfica que trata das relações do narcotráfico na fronteira entre Brasil e Paraguai. Após a exibição do filme foi feito debate entre os grupos, sobre o filme e as atividades teóricas e práticas por nós realizadas.








PETiano: Igor Venancio

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