domingo, 9 de outubro de 2016

Participação do PETGeografia no Colóquio da RECIME.

No dia 24 de agosto, o grupo PETGeografia participou do 3º Colóquio promovido pela RECIME (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias), com tema: Espaço Urbano e Saúde Pública, promovido pelo Professor Doutor Adeir Archanjo da Mota, que tem muita propriedade sobre o assunto e soube conduzir e proporcionar um bom debate , pois defendeu sua tese no ano de 2014 sobre, Suicídio no Brasil e os Contextos Geográficos: Contribuições para Política Pública de Saúde Mental.
Durante o Colóquio o professor Archanjo nós apresentou os dados de sua pesquisa, seus resultados e desafios, ocorreu um bom debate sobre o assunto entre os integrantes da discussão de diversos níveis de acadêmicos e docentes. Podemos aprender que o objetivo da pesquisa do professor foi analisar os contextos geográficos de mortalidade por suicídio no Brasil e a capacidade de resposta dos serviços de saúde mental. De acordo com a pesquisa, soubemos que no Brasil, em um período de quinze anos (1997 a 2011), foram registrados mais de cento e vinte mil suicídios; quantidade muito superior a outros tipos de mortalidades com maior evidência nas políticas públicas e na mídia. Os recursos para a metodologia da pesquisa foi predominantemente quantitativa, tanto pelas limitações da pesquisa na escala nacional quanto pela disponibilidade de dados oficiais e atualizados, como, por exemplo, os dados de morbimortalidade no DATASUS (Ministério da Saúde), e sócio-demográficos no IBGE. Concluímos que a pesquisa do professor Archanjo contribui para inserirmos a saúde mental na agenda de pesquisa da Geografia da Saúde brasileira e coloca a discussão sobre os poucos trabalhos que discutem o suicídio nas Ciências Humanas e Sociais no país. Para o Pet Geografia, o colóquio serve primeiramente para agregar conhecimento e complemento na sua formação acadêmica, pois é de grande valia conhecer e poder discutir sobre as pesquisas de nossos professores.

Bibliografia

MOTA, A.A.Suicídio no Brasil e os Contextos Geográficos: Contribuições para Política Pública de Saúde Mental.Tese de Doutorado da Faculdade Estadual Paulista (UNESP). 2014. Presidente Prudente.


PETiano: Wiliam Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário