segunda-feira, 25 de junho de 2018

Cinema, linguagens e olhares geográficos sobre o mundo: À sombra de um delírio verde


Na noite do dia 11 de junho o grupo PETGEO realizou mais uma atividade junto aos alunos da turma de primeiro semestre do curso de Geografia. Desta vez a atividade consistiu em assistir e discutir o documentário diante de uma perspectiva geográfica. À Sombra de um Delírio Verde, passando-se no ano de 2005, trata da questão indígena, no qual aborda a expansão da atividade das industrias energéticas sucroalcooleiras, no território do Mato Grosso do Sul e consequentemente a tomada de terras Guarani-Kaiowá, causando a expropriação de terras indígenas, obrigando os mesmos a trabalhar em serviços precários e marginalizados para subsistirem. Submetendo-os à processos de desterritorialização e consequentemente de reterritorizalizações precárias.
 A atividade promoveu a discussão de diversos conceitos abordados nas disciplinas do curso de Geografia, que contribuiu para um melhor entendimento de assuntos relacionados e conceitos como: desterritorialização/reterritorialização forçada e precária, introduzindo informações relevantes sobre a formação sócioespacial do MS.
 O PETGEO agradece a professora Msc. Blanca Flor Demenjour Munoz Mejia da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras – UFGD, que possibilitou a realização da atividade e sua contribuição na discussão.


Petianos: Anderson Luiz Rodrigues de Oliveira e Micael Petri

Nenhum comentário:

Postar um comentário