terça-feira, 20 de agosto de 2019

Uma tarde com Jorge Isidro Orjuela Bernal

Na tarde do dia 29 de Abril de 2019, o PET-Geografia, juntamente com o Tutor Charlei,  teve o privilégio de participar de uma atividade com o professor e pesquisador Jorge Isidro Orjuela Bernal que nos trouxe um pouco de sua história e nos apresentou o seu Projeto atual de doutorado tendo o título: E[e]tnomatemática e produção de subjetividades: modos de vida criados e afirmados por indígenas que se formaram em cursos de Ensino Superior e retornaram à sua comunidade no Brasil.

          Jorge Orjuela é um colombiano graduado e doutorando em matemática. Após o término de sua graduação atuou dando aula em uma aldeia na região Sudoeste da Colômbia, e depois atuou como professor “itinerante” na região leste da Colômbia e em aldeias indígenas. Orjuela conseguiu vir para o Brasil para seguir com sua pesquisa, onde nos mostrou um pouco de seu projeto que fala sobre a vida acadêmica dos indígenas; O porquê muitos desses desistem da universidade; Como conseguem ingressar na mesma e como ao final, retornam a suas aldeias como profissionais já graduados.

        Ao final da apresentação Orjuela mostrou imagens da Colômbia e explicou sobre alguns acontecimentos do país e sobre alguns lugares incríveis que podem ser encontrados no país.

 Foi impressionante ver as possibilidades de estudo que se pode ter independente da área em que se está cursando. Para nós, acadêmicos de Geografia, foi muito legal ver uma pessoa formada em Matemática estudar os indígenas, tema que é um dos mais válidos e tratados no curso de Geografia.

         Assim, após a apresentação do Jorge pudemos compreender que podemos realizar pesquisas nas mais diversas áreas, até porque Geografia é uma ciência e a ciência está sempre em constante mudança.



Ednilson de Souza Ceobaniuc Araujo e Karinny Fabiano da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário