domingo, 12 de novembro de 2017

Sobre o Colóquio do dia 07/11/2017





No dia 07 de novembro de 2017 aconteceu o colóquio com discussão do texto “Geografia física? geografia ambiental? Ou geografia e ambiente?". A discussão do texto foi bastante interessante no qual nos possibilitou levantar as ideias e debatermos sobre o tema. Sabemos que a Geografia é uma ciência que estuda o espaço geográfico e diante disso o texto coloca a discussão sobre a fragmentação que há na Geografia. Muitos pensadores seguem a ideia de Geografia para o âmbito físico enquanto outros seguem para o humano. O texto vem a relacionar como se dá à Geografia física e ambiental em suas perspectivas e a importância de seu atrelamento. 
Ou seja, a Geografia é a parte central, enquanto suas demais especificidades são apenas ramificações. Independente de se estudar/pesquisar/trabalhar com um tipo especifico de Geografia, como a física, por exemplo, estaremos sempre fazendo Geografia e não devemos deixar de levar em conta as características dos demais ramos. 
É de total importância que saibamos identificar/compreender os processos nos quais estamos analisando. Por exemplo, se estamos estudando o ambiente, temos que ter a noção de como isso se estabelece no espaço geográfico e quais são as perspectivas que queremos levar em conta ao fazer tal estudo.   
Diante disso, o que ficou do colóquio com a discussão do texto é exatamente a importância de adquirirmos a compreensão daquilo que estamos observando/analisando. Não precisamos saber com total evidência tudo que se trata de Geografia, mas é fundamental termos a noção do que estamos estudando – o que aquilo representa.  
E com a presença do nosso Tutor Prof. Dr. Charlei Aparecido da Silva, podemos ter uma visão mais crítica sobre diversos aspectos abrangidos no texto enriquecendo o debate, e graças ao colóquio saímos da reunião com um olhar mais critico sobre diversos assuntos cotidianos no dia a dia e na vida acadêmica dos presentes no debate, a visão de espaço geográfico dos presentes na reunião esta diferente sobre a natureza em geral.
O colóquio nos proporciona um debate que provavelmente nas aulas de graduação não teria tanto tempo para levantar questões sobre um texto, devido ao número de alunos e o horário de aula, então o colóquio assume sua relevância tanto nesse aspecto  quanto nos outros citados acima.




PETianos: Umberto de Andrade e Janaína Domingos

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