No dia 07 de
novembro de 2017 aconteceu o colóquio com discussão do texto “Geografia
física? geografia ambiental? Ou geografia e ambiente?".
A discussão do texto foi bastante interessante no qual nos possibilitou
levantar as ideias e debatermos sobre o tema. Sabemos que a Geografia é uma
ciência que estuda o espaço geográfico e diante disso o texto coloca a
discussão sobre a fragmentação que há na Geografia. Muitos pensadores seguem a
ideia de Geografia para o âmbito físico enquanto outros seguem para o humano. O texto vem a relacionar como se dá à Geografia
física e ambiental em suas perspectivas e a importância de seu atrelamento.
Ou seja, a Geografia
é a parte central, enquanto suas demais especificidades são apenas
ramificações. Independente de se estudar/pesquisar/trabalhar com um tipo
especifico de Geografia, como a física, por exemplo, estaremos sempre fazendo
Geografia e não devemos deixar de levar em conta as características dos demais
ramos.
É de total
importância que saibamos identificar/compreender os processos nos quais estamos
analisando. Por exemplo, se estamos estudando o ambiente, temos que ter a noção
de como isso se estabelece no espaço geográfico e quais são as perspectivas que
queremos levar em conta ao fazer tal estudo.
Diante disso, o que ficou do colóquio com a
discussão do texto é exatamente
a importância de adquirirmos
a compreensão
daquilo que estamos observando/analisando. Não precisamos saber com total
evidência tudo que se
trata de Geografia, mas é fundamental termos a noção do que estamos estudando –
o que aquilo representa.
E com a presença do nosso Tutor Prof.
Dr. Charlei Aparecido da Silva, podemos ter uma visão mais crítica sobre
diversos aspectos abrangidos no texto enriquecendo o debate, e graças ao
colóquio saímos da reunião com um olhar mais critico sobre diversos assuntos
cotidianos no dia a dia e na vida acadêmica dos presentes no debate, a visão de
espaço geográfico dos presentes na reunião esta diferente sobre a natureza em
geral.
O colóquio nos proporciona um debate
que provavelmente nas aulas de graduação não teria tanto tempo para levantar
questões sobre um texto, devido ao número de alunos e o horário de aula, então
o colóquio assume sua relevância tanto nesse aspecto quanto nos outros citados acima.
PETianos: Umberto de Andrade e Janaína Domingos
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