O filme também demonstra
como um estilo de vida considerado saudável é colocado em ênfase pelo
personagem principal da trama, que ensina aos seus filhos a caçar na floresta,
a colher frutos não venenosos na floresta, além de ensinar técnicas de luta e
de defesa pessoal. De fato, a princípio, um mundo à parte, desconecto da
sociedade moderna. O intuito? Fazer com
o que os mesmos saibam e consigam se defender de quaisquer ameaças quando necessário.
É evidenciado que a família acaba por criar
uma outra forma de relação com a natureza, ou, com aquilo que acreditamos e entendemos
como natureza. Um ideal de natureza muitas vezes contraditório, por um lado
selvagem, e, por outro, capaz de dar aos indivíduos o equilíbrio emocional e a
sobrevivência. A natureza muitas vezes é
tratada como um elemento vital de sobrevivência, mas, sem romantizar. Em
algumas cenas a natureza surge na forma de nos momentos de perigo e de
dificuldades, de superação de limites. A
personagem principal, o “Capitão” se mostra duro com os seus filhos, deixando
que claro que ao mesmo tempo que a natureza pode se apresentar como algo
romantizado, ela também pode se apresentar como algo ameaçador. Aqui a dualidade do conceito de natureza, no
debate, surge com o viés da natureza social em contraposição com a visão
naturalista – um tema importante para Geografia.
Durante as discussões
centrais que permeiam o filme, surge um nome, Noam Chomsky, linguista,
ativista político e intelectual. Conhecido
na atualidade pelas suas análises políticas e críticas ao atual modelo
econômico adotado não só pelos Estados Unidos como também pelo resto do mundo.
Conhecido por ter participado ativamente do movimento Hippie na década de 1960 no Estados Unidos as ideias e os
questionamentos de Noam Chomsky passam a integrar a segunda parte do filme.
O
filme e o debate levaram à uma busca melhor sobre as contribuições de Noam. A
compreensão do estado atual da política vão para além dos EUA, chega a elucidar
a condição atual da política brasileira, permite discutir a ascensão do
neoliberalismo mundial, suas contradições e consequências. Essas reflexões
contribuem na compreensão da articulação social da extrema direita a respeito
das condições socioambientais deste projeto político econômico mundial.
Ao
indagarmos questões postas por essa ascensão do neoliberalismo nesse século XXI
podemos refletir a partir das as ideias de Noam Chomsky sobre fatos atuais que
estão ocorrendo no Brasil, em especial a Amazônia e seu significado na
geopolítica mundial e socioeconômica. Permitiu indagações sobre a condução da
política ambiental no Brasil e sua desconexão com os ideais propostos para o
século XXI, que tem em suas bases a igualdade social e o desenvolvimento
sustentável pilares importantes. A
Amazônia ao queimar, ao atearem fogo na Amazônia, visando a perpetuação de um
modelo econômico excludente e concentrador, queima-se possibilidades da
implementação de outros modelos de desenvolvimento econômico.
A cena final do filme
“Capitão Fantástico” se insere em um contexto surrealista, na qual uma pira
funerária é o ponto central. Esse contexto nos faz pensar no modelo proposto a
partir do pensamento neoliberal pregado atualmente no Brasil, o qual enxerga a
natureza sempre como recurso, deixando de lado questões sociais e ambientais.
No caso da Amazônia se desconhece a importância da cultura dos povos
tradicionais que residem naquele território, a importância da biodiversidade.
Aponta como único viés a questão econômica. Ao queimar a floresta, a Amazônia,
o Brasil pode sofrer diversos embargos econômicos e restrições comerciais. Aqui
a Geografia permite compreender a ligação geopolítica desses fatos, aqui os
preceitos de Noam Chomsky indicam a necessidade da construção da crítica ao
modelo socioeconômico vigente. Nas
palavras de Noam Chomsky:
“Não se pode controlar o próprio povo pela força, mas se pode
distraí-lo com consumismo. ”
Discussões como essas que
demonstram a importância do projeto “Cinema e documentários: linguagens e
olhares geográficos sobre o mundo” na transversalização do conhecimento e
contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, condição essencial para
uma boa formação acadêmica.
PETianos:
Anderson Luiz Rodrigues de Oliveira
Anderson
Aparecido dos Santos
Thiago
Batista Biscaya de Souza
Micael Petri
Lima Soares
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