No dia vinte de maio de 2024, os grupos PET Geografia e PET Letras da UFGD, unidos ao projeto de extensão “Práticas Socioespaciais Cotidianas: em territórios de escrevivências (ODS 4, 5, 10) (ano 2)” realizaram a atividade de assistir e debater o longa-metragem “A cor púrpura (1985)”, no cineauditório da FALE.
Dirigido por Steven Spielberg, que é baseado no livro de mesmo nome escrito por Alice Walker, o filme retrata a vida de Celie, desde sua infância até a vida adulta vivendo como uma mulher negra no interior rural dos Estados Unidos no início do século vinte. Quando criança, Celie vivia a realidade de abuso sexual dentro de casa, buscando alegria nos momentos que tinha com a sua irmã mais nova, Nettie, da qual se viu separada ao ser forçada a casar com o também abusivo e violento Sr. Albert Johnson.
De maneira comovente, a obra cinematográfica aborda importantes temas como racismo, discriminação, sexismo, abuso doméstico, autodescoberta e empoderamento feminino. Os temas citados foram abordados durante o debate entre os grupos, que apontaram a relevância da obra em sua construção e em como a realidade observada no filme ainda, tristemente, se desdobra nos dias atuais.