Auto Avaliações


RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO PET GEOGRAFIA DA UFGD NO ANO DE 2020
 
 Dia 15 de Dezembro o PETGeografia realizará um seminário de avaliação, onde debaterá sobre as atividades realizadas ao longo do ano de 2020. Um ano de Pandemia do Covid-19, onde o PET/Geografia teve que inovar com as TICs (Tecnologias de informação e Comunicação) e as mídias sociais para realizar as atividades que antes eram feitas presenciais. 
    Esse ano apesar dos acontecimentos, foi um ano de grande crescimento e reconhecimento para o PET/Geografia, conseguiu realizar e desenvolver atividades importantes para o desenvolvimento e aprendizado dos Petianos. 
    O PETGEO conquistou um feito muito grande ao convidar  Geógrafos (as) importantes para debater assuntos sejam elas da Geografia física ou humana. Ganhando resultados ao longo do ano, alcançando  alunos e professores de vários regiões do Brasil.
    Com essas atividades remotas o PET/Geografia obteve resultados positivos, pois conseguiu desenvolver cinco pesquisas relacionados as atividades que desenvolvemos ao longo do ano e apresentar ao evento ENEPE. Trabalhamos com as linguagens fílmicas, o livro e o autor, galeria do Geografo e outras atividades em conformidade ao planejamento 2020.

Para visualizar o planejamento anual  CLIQUE AQUI

 Atividades Plenamente desenvolvidas:

 Cinema e documentários: Linguagens e olhares geográficos sobre o mundo:

   Ao longo do ano, o PET-Geografia conseguiu exibir e discutir sete (07) filmes/documentários, sendo que a execução da atividade foi feita de forma integrada com o PET - Letras UFGD. As atividades realizadas ao longo do ano foram muito positivas, uma vez que possibilitaram: a) A interação com outros grupos PET; b) Discussões para além das disciplinas cursadas; c) Produção de resumos para apresentação no ENEPEX/ ECOPET/ENEPEX; d) Articulação e organização do grupo. As representações do mundo através da imagem, sons e movimento, estão cada vez mais recorrentes. Sendo assim, é de extrema importância que possamos entender seus símbolos e os códigos constitutivos das representações que elas oferecem aos seus leitores. 
    Entendemos que as atividades realizadas pelo grupo, no ano de 2019, foram muito importantes para uma formação acadêmica mais transversal. Os filmes exibidos foram de diferentes temas, proporcionando diversos debates que dificilmente ocorreriam ao longo das disciplinas do curso de Geografia, demonstrando então sua importância na formação do senso crítico dos participantes desses diálogos. O grupo identifica e compreende como uma falha do planejamento, o fato de não conseguir estender as atividades de cinema para a comunidade fora da universidade. Sendo um dos nossos principais desafios: a extensão relacionada ao ambiente escolar.



A imagem, o som, seus contextos e significados para Geografia: 

    Som: O grupo conseguiu se articular e discutir a atividade, interagindo com outros grupos (PIBID) e com os professores do curso, trazendo para dentro do grupo uma nova perspectiva de análise crítica da atividade que realizamos com tanta frequência no nosso dia a dia, o ato de ouvir música. As músicas são anteriormente escolhidas, em consenso, pelo grupo PET - Geografia UFGD e, partir das análises realizadas, é possível a reflexão das letras, vinculando-as com a realidade na qual estamos inseridos.

  Imagem: Conseguimos trabalhar em uma atividade interna no que diz respeito à imagem e seu contexto geográfico. O tutor incentivou os integrantes do grupo realizando uma competição, que consistia em reconhecer/conhecer, analisar e pesquisar algumas imagens que eram enviadas, ao longo do dia, nos celulares dos alunos. Imagens essas que carregam um conjunto de significados e histórias, cuja importância se estabeleceu no contexto em que as fotografias e obras retratadas estão inseridas, nos fazendo refletir e compreender melhor os acontecimentos que, naquele momento, foram capturadas e/ou desenhadas. As imagens trabalhadas também servem de material de apoio para os petianos que desejam fazer (ou que já fazem) licenciatura. Ao final, quem obteve mais pontos, por reconhecer do que se tratava as imagens expostas, ganhou um livro como prêmio.



Ensino e pesquisa em Geografia, colóquios de formação:

    O núcleo de atividade “colóquio” é fundamentado no princípio de ampliar e/ou potencializar a compreensão dos petianos na leitura das obras, textos, artigos, de grandes autores da Geografia e da Ciências Humanas. Durante o decorrer do ano de 2019, conseguimos vincular esse núcleo a outros que compõem o programa, tais como: cinema, a imagem e o som, as pesquisas, possibilitando uma relação de linguagens distintas para um nova maneira de observar o mundo. Esses colóquios também agregaram nossas pesquisas individuais e coletivas, além de fundamentar as discussões e aprimorar a retórica de quem participa das atividades.



O livro e o autor: construindo o saber geográfico:

     A proposta de discorrer sobre “O livro e o autor” é antiga no Programa PET - Geografia UFGD. Em 2019 foi bem executada, resultando em publicações de textos no Blog do PET-GEOGRAFIA UFGD, na página intitulada “Galeria do geógrafo”, com uma frequência de dois textos mensais. Essa atividade nos permite pesquisar mais afundo sobre determinados autores que são de suma importância para a nossa formação profissional, nos possibilitando o contato com as obras e a vida desses autores, que desenvolveram/desenvolvem um trabalho memorável na ciência geográfica brasileira e mundial.



Atividades de caráter coletivo e integrador:

     Contemplamos todos os eventos que estão no planejamento (INTERPET, ENEPEX, ECOPET), inclusive com exposição de banners e resultante publicação na Revista de Pedagogia da UFMT. No encontro local interPET o grupo participou das diversas atividades do evento, como também desempenhou com excelência a organização de uma das oficinas ofertadas. Tanto na participação quanto na execução do proposto o grupo foi recíproco no desempenho de suas responsabilidades. Já no Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão, o grupo apresentou três trabalhos, resultado acima do expectável, desfecho do planejamento e execução de diversas pesquisas coletivas desempenhadas durante o ano de 2019, tais como, trabalhos de campo, rodas de conversa e projetos efetivados pelo grupo.



Cidadania, solidariedade, voluntariado e compromisso social:

    Ao longo de 2019, foram realizadas atividades nas escolas, ação social do dia das crianças e no Hospital Universitário - H.U.



Ação social no H.U (Hospital Universitário): 

      Em junho de 2019, o PET-Geografia da UFGD realizou em conjunto com o Centro Acadêmico do curso de medicina uma ação social no Hospital Universitário da UFGD, no H.U. Foi entregue mais de 150 kits de café da manhã aos pacientes que aguardavam atendimento. A atividade visou conscientizar os usuários do H.U. sobre a importância das universidades e da saúde pública gratuita e de qualidade. A ação social foi pensada justamente no contexto em que as Universidade Federais tiveram cortes (contingenciamento) de suas verbas, condição que compromete a produção de conhecimento e inovação tecnológica gerada por elas. A ação primou por um diálogo, isso a fim de explicar as reais consequências e implicações negativas dos cortes (contingenciamento) para UFGD, o H.U., e, também para toda região da grande Dourados, essencialmente para os pacientes. Prevista no planejamento anual, a atividade reforça conceitos de cidadania e participação social, e, nesse sentido, os resultados foram gratificantes e convergem para os princípios do Programa PET. Os atendidos pelo H.U. se mostraram receptivos a compreender o momento vivido pelas Universidades Públicas, demonstrando que nesse contexto, a desinformação é um elemento central a ser combatido.



Atividade social do dia das crianças: 

     No dia das crianças, os Grupos PET e outros voluntários da UFGD realizaram junto à comunidade uma ação social do “Dia das Crianças”, no bairro Estrela Verá. Neste dia, a comunidade do bairro reuniu-se para levar seus filhos a fim de ter um dia de lazer. Durante a ação, foram montados algumas camas elásticas, futebol de sabão e barracas de jogos. Além disso, houve distribuição de brinquedos, doces e comidas. Acreditamos que se trata de uma atividade muito importante, que proporciona um acesso a interações e brincadeiras que para alguns se dão exclusivamente nessa data do ano e graças a essa atividade realizada pela comunidade da igreja do bairro em conjunto com a UFGD.



Seminário interno de avaliação e acompanhamento das Atividades:

       O acompanhamento das atividades se dá semanalmente nas reuniões com o tutor periodicamente, onde é definido o que cada integrante do grupo irá realizar durante a semana, semestre ou ano enquanto acadêmico (a). Acreditamos que a prática dessas reuniões vem nos auxiliando para o desenvolvimento das atividades que planejadas pelo grupo.



Capacitação e qualificação para exercício da pesquisa e/ou ensino:

      As atividades foram positivas e contribuíram com as pesquisas coletivas que se desenvolveram no ano de 2019. Além disso auxiliou os acadêmicos (as) em suas pesquisas individuais, tendo em vista que, as discussões promovidas pelo grupo e para o grupo, são de fundamental importância para uma maior qualificação profissional de cada integrante do programa, como auxiliam no caso de produção de suas monografias, por exemplo.



Atividades Parcialmente desenvolvidas: 

Trabalhos de campo: articulando conhecimentos:

    (De dois trabalhos de campo previstos no planejamento, realizamos um. Do trabalho de campo realizado, produzimos uma pesquisa coletiva.)
     O trabalho de campo na Geografia é de suma importância para acrescentar e/ou agregar a bagagem teórica/empírica dos discentes do curso de modo geral, no PET, é construído o planejamento de campo baseado em 2 campos, a princípio em 2019, a proposta era realizar um campo dentro do perímetro urbano de Dourados e um externo em outro município. Diante de outras atividades em nosso planejamento e contratempos, conseguimos realizar apenas o campo externo, que nos proporcionou um grande aprendizado que se desdobrou em uma pesquisa de cartografia da paisagem, gerando ao final, uma pesquisa que foi apresentada no ENEPEX, pelo grupo PET Geografia.



Participação em Grupos de Estudos e de Pesquisa:

     Tendo em vista que apenas alguns integrantes do grupo participam de fato de grupos de pesquisa, o objetivo foi cumprido parcialmente, uma vez que a participação em grupos de pesquisa fica condicionada ao momento em que o petiano enquanto aluno escolhe uma temática de pesquisa na qual ele deseja trabalhar para o seu futuro TCC, sendo que este tipo de escolha só ocorre de fato somente no final do segundo ano, e, no grupo Pet há alunos que acabaram de entrar no segundo ano, estando ainda no processo de escolha da área na qual deseja desenvolver o seu TCC.




Todos os Petianos discentes do grupo revisaram o presente relatório no dia 14 de fevereiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário