domingo, 1 de maio de 2016

Oficina da História Social do Blues e do Jazz, no III ECOPET, ministrada pelo Tutor do PETGeografia Profº Drº Charlei Aparecido da Silva.

Blues
O blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.
O blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia), dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto (WorkSongs),para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho. São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho.Os WorkSongs são de fundamental importância no surgimento de estilos musicais como, Blues, Ritmo and Blues e Jazz.
O primeiro nome popular a surgir como músico específico de blues foi o de CharleyPatton, em meados da década de 20. Posteriormente, na mesma época, surgiram nomes como de SonHouse, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Silvester Weaver, BlindWillie Johnson, Tommy Johnson entre outros. A princípio, a maioria das canções interpretadas eram cantos tradicionais como Catfish Blues e John The Revelator, canções essas que tiveram vários intérpretes e versões variadas no decorrer da história. 

No final dos anos 30 e inícios dos 40 surgiram as primeiras grandes bandas de blues, de Sonny Boy Williamson e Big Bill Broonzy. E a partir de 1942 o blues sofre sua primeira grande "revolução" interna com o soar das primeiras notas eletrificadas do legendário guitarrista T-Bone Walker. Certamente é deste nome que remonta as origens do formato consagrado do blues moderno, baseado na repetição 12 compassos da melodia base e com o solo totalmente livre do acompanhamento, (ou seja, o puro improviso).

JAZZ

O termo jazz começa a ser usado no final dos anos 10 e início dos anos 20, para descrever um tipo de música que surgia nessa época em New Orleans, Chicago e New York. Seus expoentes são considerados "oficialmente" os primeiros músicos de jazz: a Original DixielandJass Band do cornetista Nick LaRocca, o pianista JellyRollMorton (que se auto-denominava "criador do jazz").
 O cornetista King Oliver com sua Original Creole Jazz Band, e o clarinetista e sax-sopranista Sidney Bechet. Em seguida, vamos encontrar em Chicago os trompetistas Louis Armstrong e BixBeiderbecke, e em New York o histriônico pianista FatsWaller e o pioneiro bandleaderFletcher Henderson. Em 1930 o jazz já possui uma "massa crítica" considerável e já se acham consolidadas várias grandes orquestras, como as de Duke Ellington, CountBasie, CabCalloway e Earl Hines.
A evolução histórica do jazz, assim como da literatura, das artes plásticas e da música clássica segue um padrão de movimento pendular, com tendências que se alternam apontando em direções opostas. Em meados dos anos 30 surge o primeiro estilo maciçamente popular do jazz, o swing, dançante e palatável, que agradava imensamente às multidões durante a época da guerra. 
A oficina objetivou-se em apresentar e discutir a importância do Blues e do Jazz como instrumento de transformação social. Um movimento de contracultura e de transformação da sociedade americana. Visa apresentar os expoentes do blues e do jazz por meio de uma amostra de vídeos e exposição de CDs, Vinis, livros e Documentos. A oficina contou com alunos petianos tanto da UFGD quanto de outras universidades como UNB e UFG ambas de Brasília e Goiás. 



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