No dia 09 de agosto de 2016 foi realizado o primeiro colóquio quinzenal organizado pelo grupo PET Geografia, com o tema: Relações Sociais e Identidade com a mestre e professora do curso de pedagogia da UEMS Cintia Diallo.
Cíntia está na reta final do doutorado em história na UFGD, com foco na história da África, assim, tem muito conhecimento para compartilhar sobre toda a história do preto desde seu sequestro para ser escravizado até as relações que enfrentam atualmente com lutas diárias contra o preconceito e a favor da legitimidade da identidade preta.
Trabalhamos o texto “Relações Raciais no Brasil e a Construção da Identidade da Pessoa Negra”, e dele absorvemos interessantes informações para debate. Foi uma excelente conversa, bastante esclarecedora, pois até mesmo o preto tem dificuldade em reconhecer sua raça, identificar também atitudes diversas que são discriminatórias, isso acontece devido o histórico de escravidão do nosso país e a tentativa de “embranquecer” a sociedade, como se ser preto e se identificar como tal fosse feio, ruim, como se a cultura e característica preta estivesse a baixo do branco.
Nesse encontro foi possível tirar várias dúvidas, questionar por exemplo a questão da cota racial nos diversos setores da sociedade, na universidade principalmente e refletir sobre várias relações sociais que com ações diz muito do que é ser preto hoje no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário