quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A pesquisa, um processo necessário do acadêmico: Iniciação Científica

Como o próprio nome já classifica, a iniciação cientifica é a porta de entrada para organizar os métodos científicos do acadêmico não importando seu estágio na academia, é o começo de uma etapa necessária durante o período de formação.
Entendo a “I.C.” como um projeto a ser posto em prática por acadêmicos a partir de métodos empíricos, com uma estrutura mais elaborada do que as demais pesquisas feitas durante as disciplinas utilizadas como avaliação e menos desenvolvida que o maior, se não o mais importante trabalho realizado por um graduando, o temido TCC.
A geografia possui um vasto campo de pesquisa, várias áreas, muitas ideias, porque aposto que todo professor já recebeu uma proposta de tema estranho (se não recebeu, ainda vai receber). Enfim, com toda variedade que a geografia nos oferece, obvio que o que não falta no curso é oportunidade para iniciar na ciência, com orientador em busca de orientando que se identifique em sua área de pesquisa, ou acadêmico em busca do orientador que se interesse em sua proposta. A primeira opção lidera no ranking de motivos de um aluno executar uma IC.
Como já era de se esperar, estava perdida. Porém, com interesse em uma vaga de iniciação na área de geografia urbana, devido aos grupos de pesquisa que conheci, sentia necessidade de um desafio além do obrigatório na universidade. A oportunidade veio na desistência de um colega e na proposta de substitui-lo na condição de voluntária (PIVIC), com certa parcela de tempo já utilizada, já não teria um ano para entrega do relatório final. Não foi missão quase impossível, soube utilizar o tempo restante para conclusão da pesquisa, ainda mais no período da greve nas universidades. Por ser um processo orientado, a chance de entender como funciona e melhorar o trabalho realizado é clara. Por mais que não seja tão legal assim refazer, refazer e refazer. No entanto, faz parte daquele processo necessário do acadêmico, é dessa maneira que se aprende.
Na etapa de aprendizado que a IC propõe, o principio está na leitura. Se não ler, refletir toda    (ou quase toda) aquela bibliografia indicada no final do plano de trabalho, não tem início, não tem ciência. É a partir desse princípio de aprendizado que se coloca em pratica o método empírico, e é com a IC que aprendemos dialogar com a teoria e a prática. As vezes dentro da sala de aula apenas lemos e ouvimos sobre determinada dinâmica, contudo, muito difícil presenciar com facilidade, enxergar o dialogo no dia-a-dia.  É na pesquisa que tornamos tal comunicação explicita, e o melhor, você é o pesquisador, com relevante contribuição. Se não fosse você talvez aqueles dados levantados ou aquele resultado alcançado não seria possível.
A Iniciação Cientifica está ai para isso, formar pesquisadores, relevantes contribuintes da ciência.


PETiana: Lidiane Cristina Garcia


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