quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

A Geografia e o vinho, tornando-se um enófilo.



Diz-se que um dos papéis do geógrafo é analisar a produção do espaço, uma das vertentes para se entender a produção do espaço é a observação do seu sistema produtivo ou ainda do produto marcante de uma região. Tal aspecto depende da observação de características como clima, relevo e sociedade fatores que podem promover ou mitigar o processo.

O grupo PetGeografia da UFGD resolveu pensar a produção do espaço de algumas regiões do mundo a partir de uma atividade, citada desde antes de Cristo e até mesmo por este, a produção de vinhos.  A atividade foi construída com um mini curso sobre vinhos, estudados a partir dos tipos de uvas, dividido em partes, teoria e pratica. Um fator interessante sobre o desenvolvimento da atividade é que esta aconteceu de forma participativa tendo uma apresentação geral sobre o tema pelo organizador do curso e tutor do PETGeografia  o professor  Dr. Charlei Aparecido da Silva e intervenções dos PETianos que fizeram pesquisas sobre uvas e regiões produtoras.  Além das pesquisas o grupo assistiu ao filme O Julgamento de Paris (2009), baseado em fatos reais e dirigido por Randall Miller, conta a história do início da produção de vinhos na Califórnia/ EUA, que atualmente é responsável por 90% da produção de vinhos do país.
A parte prática do mini curso ocorreu no dia 26 de novembro com apresentações sobre o tema e a tão esperada degustação de alguns exemplares, promovendo um cenário mais descontraído á atividade.

O resultado do mini curso foi um agradável dia em que se pode pensar geografia a partir de um novo aspecto, a do conhecimento adquirido por meio de conversas transversais e um agradável encontro de um grupo do programa de educação tutorial.  








PETiana: Steffanny Pererira


Nenhum comentário:

Postar um comentário