sexta-feira, 15 de abril de 2022

Conhecendo a pesquisa em Geografia: temas, metodologias e abordagens - Inclusão e Ensino de Geografia.

 


O PET GEOGRAFIA da UFGD realizou no dia 14 de março de 2022 a atividade “Conhecendo a pesquisa em Geografia: temas, metodologias e abordagens”. Contando com a palestra da Prof.ª Dra. Flávia Gabriela Domingues que abordou o tema “Ensino de Geografia e Inclusão”, esta atividade foi transmitida ao vivo no canal do Youtube do grupo e já está disponível para visualização na plataforma.

Separando sua fala em três partes, a professora explicou sobre a educação inclusiva, como este conceito evoluiu ao longo do tempo e como essa educação deveria acontecer efetivamente nas escolas para melhor amparar todos aqueles que possam vir a ser excluídos no contexto escolar. Seguindo então sua explanação, a professora discorreu sobre essa temática dentro da área da Geografia e algumas maneiras de se fazer uma educação inclusiva, assim como mostrou possíveis práticas teórico-pedagógicas no ensino geográfico.

Além disso, a professora Flávia apresentou sua tese de doutorado intitulada “O que os olhos não veem a linguagem esclarece”, seus trabalhos com alunos com cegueira congênita e seus raciocínios geográficos. Com sua pesquisa, ela também explicou sobre a Cartografia Tátil que usou no desenvolvimento de sua tese.

A atividade foi muito proveitosa graças às ricas contribuições da Professora Flávia acerca do tema “Ensino de Geografia e Inclusão”, recomendamos que assistam na íntegra toda a fala da professora, agora disponível em nosso canal do Youtube!


👉 LINK DA ATIVIDADE 👈


PETiana: Julia Victória dos Santos Soares 


Nenhum comentário:

Postar um comentário