quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Cinema: linguagens e olhares geográficos sobre o mundo


Na noite do dia 04 de julho o PET Geografia realizou mais uma atividade do núcleo de cinema, na oportunidade o grupo exibiu o filme La Jaula de Oro, em parceria com a professora Cláudia Marques Roma como atividade complementar a disciplina geografia da população.
A escolha do filme se deu pela oportunidade de contribuir para os debates da disciplina que envolvem temas como cultura, migração, trabalho, território, fronteiras, paisagem,  etc.
La Jaula de Oro é um drama mexicano, dirigido por Diego Quemada-Díez, no qual retrata a saga de quatro jovens da Guatemala que buscam atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. 
O drama é enriquecido com personagens que retratam a vida real de milhares de migrantes que todos os anos arriscam suas vidas para atravessar as fronteiras do território norte-americano, revelando seus medos, suas dificuldades e sonhos em suas atuações como sujeitos no espaço geográfico.
 A produção cinematográfica se aproxima muito de um modelo de documentário, onde coloca o espectador no mesmo plano dos personagens permitindo maior imersão no filme, o que nos dá a sensação de estarmos dentro das cenas. O a bordo do “trem da morte”, pelo qual os personagens se deslocam na maior parte do filme, a produção visual conta também com grandes transições de paisagens revelando a diversidade dos biomas e da cultura de povos na transposição entre Guatemala e EUA.
Ao fim da exibição do filme, a professora Cláudia Marques Roma e o professor Charlei Aparecido, tutor do PET Geografia conduziram o debate através do entendimento dos alunos sobre o filme. O debate instigou a participação de vários alunos, onde notou-se a articulação dos conceitos trabalhados na disciplina com a produção cinematográfica.




PETianos: Igor Vinicius Venâncio
                   Mirlla Casimiro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário