segunda-feira, 11 de junho de 2018

PET Geografia participa do V EcoPET na UFMS - Campus de Campo Grande

Durante os dias 28 a 30 de Maio de 2018 o grupo PET Geografia UFGD esteve representado pelos bolsistas Anderson Aparecido e Edson Ribeiro Garcia, participando do evento no qual apresentaram dois trabalhos um intitulado, “POLUIÇÃO DO AR POR MATERIAL PARTICULADO NA CIDADE DE DOURADOS (MS), UM ENSAIO SOBRE O INVERNO DE 2017” e outro sobre “A IMPORTÂNCIA DA GEOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO SUL-MATOGROSSENSE”, este sendo premiado como um dos trabalhos em destaque durante a apresentação na modalidade de banner ganhando cinco pontos, a nota máxima durante o evento.
Os bolsistas participaram de oficinas e grupos de trabalhos, sendo que uma dessas intitulada de “HOMEBREW: A ARTE DE FAZER CERVEJA EM CASA”, realizada no dia 28 tinha como participante o bolsista Edson Ribeiro Garcia, no qual ele e os demais participantes puderam ver como são os passos para a fabricação de cerveja em escala industrial. A Oficina 03 CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA E HUMANISTA contou com a participação do bolsista Anderson Aparecido, ocorrendo também no dia 28 de maio de 2018 no período da tarde, tendo como principal objetivo o de discutir as reais contribuições que o Programa de Educação Tutorial (PET) pode fazer para Transformar a Educação Brasileira em uma educação Inovadora e transformadora.
Além do Bolsista do Pet Geografia da UFGD, estiveram presentes representantes do Pet Geografia e Pet Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas; e do Pet Letras da UFGD, além da Participação do Tutor do Pet Conexões de Saberes de música da Universidade de Brasília (UNB) o Professor Mario de Lima Brasil e o Professor Ayala, compartilhando experiências e vivências, com o objetivo de pensar em ações que consigam ultrapassar os muros da universidade, chegando até as escolas públicas.
Durante o V Ecopet, os Bolsistas representantes do PET geografia da UFGD, participaram de Grupos de Trabalhos, no qual um destes foi sobre “CUSTEIO, BOLSAS E AS DIFICULDADES DOS GRUPOS PET”. Discutindo as dificuldades que diversos Grupos PET têm por conta dos atrasos dos recursos financeiros, forçando muitos deles a cancelarem ou precarizarem atividades planejadas em função desta realidade. No mesmo sentido, a morosidade do sistema em introduzir bolsistas e/ou pagar-lhes as bolsas, interfere diretamente na manutenção dos (as) estudantes nos cursos. Este GDT levantar propostas a serem levadas ao ENAPET, com o fito de reivindicar as instâncias superiores mais celeridade nos processos de gerenciamento financeiro.
Outro Grupo de trabalho na qual o Pet Geografia participou foi o de número 10, intitulado: GRUPOS PET APENAS COMO “NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA”? UMA REVISÃO DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA. Neste grupo de Trabalho a intenção foi o de discutir os Objetivos do Programa de Educação Tutorial (PET), que na atualidade coloca parâmetros e formas de avaliação que tornam o programa muito mais excludente do que inclusivo, com isso, procurou-se criar encaminhamentos e sugestões para se reverter o quadro atual do programa, para torna-lo não só um programa inclusivo como também um programa que de fato venha a trazer ganhos para o seu curso correspondente.
Nesses três dias de evento o principal objetivo discutido foi o da manutenção e expansão do Programa, em razão dos constantes ataques contra a pesquisa e a Educação Brasileira vindos do Governo ilegítimo de Michel Temer, tornando a discussão sobre a permanência do programa um assunto que mais do recorrente. É importante que um programa como este, que não só leva o tripé da universidade pública que se baseia em ensino, pesquisa e extensão, seja expandido como também seja levado a outros países, pois não só programa como o PET, como também o PIBID e o PIBIC mostram que a Universidade Pública Brasileira mesmo com os seus diversos problemas ainda continua sendo uma importante ferramenta para a aplicação de uma educação totalmente transformadora e libertadora, além da ascensão social que a mesma possibilita.
É visível que em tempos de governos ilegítimos e a ascensão de uma ultra direita radical e extremamente conservadora, tais programas como o PET, que possibilitam uma formação humana e cidadã dos seus alunos participantes, se tornam “desinteressante” e de “alta periculosidade” para estes governos, por isso, é mais do que necessários que todos os Petianos e Petianas, assim como os estudantes de escolas e Universidades Públicas se unam em favor de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, seja ela no nível Básico (Fundamental e médio) como também no nível superior, porque Educação e Saúde não são privilégios e sim um direito que devem ser garantidos a todas e todos os cidadãos Brasileiros, No mais, Fora Temer.










Petianos: Anderson Aparecido e Edson R. Garcia

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