sexta-feira, 28 de maio de 2021

Geografia da diferença vontade de saber e fazer

 


No dia 29 de abril de 2021, o PETGeografia participou da aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFGD. Na ocasião, o PET auxiliou na transmissão que ocorreu em nosso canal do Youtube da aula com o tema “Geografia da diferença: vontade de saber e fazer”, ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Augusto Rossotto Ioris da Cardiff University (País de Gales, Reino Unido).

            Ao iniciar sua fala, o professor Ioris faz um comentário sobre um profundo sentimento de mal-estar e de urgência na sociedade atual, provocado principalmente pela aceleração da globalização e financeirização da economia. Sentimento esse, que conforme apontado pelo professor, não é exclusivo do Brasil. Nesse sentido, o professor nos apresenta como provocação a seguinte pergunta:

“Como compreender a realidade como uma totalidade concreta?”.

            O professor Ioris é bastante feliz ao ilustrar essa ideia a partir da fotografia de uma estátua do grande escritor Tcheco Franz Kafka, que produziu em suas obras importantes alegorias do século XX, sobretudo, por apresentar em sua literatura personagens “jogados” em sistemas complexos, sendo acometidos por situações “absurdas” das quais não conseguem escapar e tampouco compreender. Nesse sentido, ilustrando e traduzindo, a partir da linguagem literária, esse sentimento de mal-estar da sociedade atual.

Franz Kafka/ František Kafka

É nesse mundo em que a realidade parece “não fazer mais sentido”, uma realidade extremamente complexa, mas que se apresenta de maneira fragmentada; é nesse mundo que a Geografia apresenta sua importância na tentativa de responder aos questionamentos e de compreender a totalidade dessa realidade complexa.

            Nesse sentido, o professor apresenta a importância da Filosofia Hegeliana e a importância de sua incorporação pela Geografia na tentativa de dar conta da complexidade da realidade. Da mesma maneira que a Filosofia apresenta importantes contribuições à Geografia, também o faz a Literatura a partir de sua dimensão geográfica. E o professor Ioris cita obras como O tempo e o vento, Terras do Sem-Fim, Grande Sertão: Veredas e A Bagaceira, que se constituem como importantes obras da literatura para se compreender o Brasil.   


    A partir disso, as discussões avançam bastante, com o professor trazendo diversos apontamentos sobre o contexto político atual que se vivencia não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, além de apontar para contribuições importantes que a ciência geográfica produzida na Europa pode oferecer. Por fim, traz importantes críticas ao modelo de agronegócio brasileiro e o Genocídio praticado com as comunidades indígenas Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul.

Encerro aqui de modo a não detalhar, propositalmente, as importantes discussões apresentadas para fazer um convite para que assista a aula apresentada pelo professor Ioris no canal do PET-Geografia, no Youtube.   

Link para a aula inaugural:

DISPONÍVEL  AQUI


PETiano: Anderson Luiz Rodrigues de Oliveira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário