segunda-feira, 17 de maio de 2021

"PERSÉPOLIS" e a Linguagem fílmica.


           O PET Geografia realizou no dia 18 de março de 2021 uma atividade interna para assistir e debater o filme de animação francês Persépolis. Baseado na HQ autobiográfica de mesmo nome, o longa acompanha a vida de Marjane Satrapi desde sua infância até sua vida adulta e através da vida dela, são expostas consequências das mudanças políticas no Irã sobre a população.

           O filme expõe as mudanças políticas sociais do Irã de maneira a serem entendidas para além de processos históricos, ele mostra a sociedade iraniana despida dos preconceitos estrangeiros e como esta foi mudando com os novos regimes impostos no país. No começo do longa, nota-se que a família da pequena Marjane é muito ativa politicamente já que se envolve nos movimentos socialista e comunista antes da Revolução Iraniana acontecer, e assim como seus familiares, Marjane se interessa muito por política.

        E é seguindo os conflitos e questionamentos de Marjane na infância e adolescência, marcadas pelo aumento constante da repressão civil, a queda do Xá, o começo do regime Ruhollah Khomeini e os primeiros anos da guerra entre Irã e Iraque que o filme se desenvolve de modo comovente e cheio do humor ácido da personagem principal até sua partida do Irã com destino a Áustria onde tem que lidar com alguns de seus maiores desafios até então retornar para seu país como uma mulher adulta.

        Na discussão entre os membros do PET Geografia foram destacadas, dentre outras coisas, como a obra aborda questões como migração, família, afetividade, liberdade civil, opressão feminina e nos apresenta a sociedade iraniana de um diferente ângulo. O longa também nos mostra o quão radicalmente a população do Irã foi posta sob novos moldes, como discursos que flertaram com o autoritarismo podem rapidamente chegar ao poder e como a luta pela democracia deve ser constante em nossas falas e ações.

PETiana: Júlia Soares

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