segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Projeto linguagem fílmica – ADÚ



No dia 18 de outubro, foi realizada uma atividade do projeto “Linguagem Fílmica” em conjunto com o PET Letras. O filme assistido e debatido foi “Adu”, um drama de 2020 dirigido por Salvador Calvo, escrito por Alejandro Hernández e estrelado por Moustapha Oumarou, Luiz Tosar e Álvaro Cervantes. O filme estreou na Espanha em 31 de janeiro de 2020, sendo  vencedor de quatro prêmios Goya, incluindo melhor Diretor por Calvo e melhor novo ator por Adam Nourou, totalizando treze indicações, no 35º Prêmio Goya.

            O título do filme Adú implica que apenas a história de um protagonista será contada, porém, no decorrer de duas horas de filme, são construídas três linhas narrativas, cada uma explorando as particularidades de três estilos de vida completamente diferentes, mas que se observarmos com atenção se conectam, embora em contextos diferentes.

Para qualificar a abordagem do tema no debate, o PET Letras esteve presente com uma enorme contribuição, na qual cada participante apresentou suas experiências a partir de diversos pontos de vista, possibilitando que o filme fosse visto a partir de várias abordagens. Durante a atividade foram colocados em pauta os impasses sociais resultantes da extrema vulnerabilidade, aspectos geográficos, tragédias resultantes da migração forçada, além de aspectos da própria linguagem cinematográfica.

A atividade se mostrou bastante produtiva ao contribuir para uma maior interação entre os grupos PET e proporcionar discussões com temáticas tão relevantes na contemporaneidade, como é o caso das crises migratórias.

PETianos: Laís Rondis Nunes de Abreu e Gabriel da Silva Oliveira de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário