sábado, 8 de outubro de 2016

Aula de Campo em Foz do Iguaçu- PR.

No mês de setembro três turmas de Geografia da UFGD realizaram uma aula de campo na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná, foram quatro dias de aula, que buscávamos entender e compreender principalmente a influencia que o turismo exerce em toda parte e como a criação da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional afetou os municípios daquela região.  Tivemos palestras bastante proveitosas, então pudemos fazer todas as visitas com um olhar mais critico.



Antes de chegar a Foz do Iguaçu visitamos duas cidades para entender como o represamento do Rio Paraná as afetou, por exemplo, o município de Santa Helena perdeu um terço da sua população, famílias inteiras foram embora na época porque perderam suas propriedades, mesmo sendo ressarcidas a maioria deixou a cidade contra sua vontade, hoje a cidade é bem movimentada, o lago virou uma atração turística por causa dos investimentos da prefeitura. Já em Foz pudemos ver o complexo turístico da Usina de Itaipu como ela é voltada para isso, ela há diferentes tipos de passeios lá dentro, de variados valores. Visitamos o Marco das Três Fronteiras onde da pra observar os rios Iguaçu e Paraná que dividem os territórios entre Brasil, Paraguai e Argentina, depois fomos ao Paraguai e a Argentina conhecer um pouco do comércio e ver diferença entre esses países que são tão próximos, então passamos as pontes da Amizade e da Fraternidade que ligam os moradores desses três países, portanto o marco nos mostra o quanto as fronteiras são próximas, há um marco em cada pais que são caracterizados com as cores de suas bandeiras.



Além disso, o que mais atrai os turistas são as Cataratas do Iguaçu, que faz fronteira com a Argentina. Fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, um dos poucos lugares onde a Mata Atlântica ainda é conservada, foi considerada Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986 e em 2011 uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.  Além da beleza cênica das Cataratas, no parque ainda tem trilhas, passeios de barco, e até passeio de helicóptero, os preços também variam e não são muito baratos. Todas essas atrações enchem a cidade de Foz do Iguaçu de turistas do mundo todo, os locais estão sempre lotados, e escutamos algumas reclamações em relação a isso dos residentes.  Assim voltamos embora com uma experiência bastante enriquecedora, que nos fez enxergar no lugar não só o turismo, mas como a dinâmica do lugar muda, alterando todos os setores econômicos. 





PETiana: Mirlla Cassimiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário