segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Colóquios Quinzenais - “A crise de 2008 e seus reflexos nos dias atuais”, 20 de setembro.


No dia 20 de Setembro de 2016, fora realizado o colóquio do grupo PETGeografia conduzido pelo professor Dr. Davide Giacobbo Scavo, como a temática central “A crise de 2008 e seus reflexos nos dias atuais”, nessa atividade fomos instigados a pensar de uma forma geral sobre nossas acomodações diárias, como o sistema ao qual estamos inseridos nos oprime e ilusoriamente nos satisfaz.
No primeiro momento do debate nos foi apresentado alguns motivos que deram origem ao “KRASH” do ano de 2008, tendo inicio nos Estados Unidos, onde o governo federal optou por apoiar as grandes instituições financeiras e com isso o sentimento de desamparo do trabalhador instigou diversos movimentos de luta, pois, com o aumento do desemprego e a falta de recursos financeiros forçavam a não quitação de suas hipotecas e a possível perda de suas casas. No entanto esse movimento de luta popular não ficou apenas nos EUA, o mesmo estendeu-se por toda a Europa, pela falta de políticas austeras acabavam por retirar direitos dos trabalhadores em favorecimento aos grandes industriais.
 Com o decorrer do debate acabamos por chegar ao Brasil, onde nos foi demonstrado alguns dados de onde grande parte dos nossos recursos são utilizados, com isso pudermos visualizar o quão importante é a presença de um Estado forte no controle de uma nação, pois atualmente os países estão quase que reféns de uma minoria, detentora dos recursos financeiros, essa submissão acaba por influenciar diretamente na forma como uma nação é governada. – Essa pressão que nos está imposta acaba por não beneficiar ou mesmo assistir de forma equitativa o povo.

A partir das ideias que nos foram lançadas, fomos desafiados a nos indignar, não apenas no sentido de baderna ou mesmo de apenas ir pra rua por motivos comuns, sim o surgimento de um sentimento de revolta positiva, de lutar pelo acreditamos mesmo que sejamos unos. 

PETiano: Rafael Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário